Como anda seu BRANDING?

15/03/2016 08:14

Em vendas técnicas, o know-how e a credibilidade do vendedor são cruciais para o fechamento do negócio, mas daí vem a pergunta: Qual é o passo ANTERIOR a isso? Como passar esta credibilidade e confiança se o cliente não falou comigo ainda?

Em diversas ocasiões, meu clientes e espectadores me perguntam isso, e eu sempre caio na mesma questão: Como anda a sua identidade visual? Como vai seu BRANDING?

Muitas vezes o termo Branding é usado como a criação da marca, ou coisa que só designer faz, mas na verdade o termo é bem mais amplo, e engloba a gestão da marca como um todo. Neste momento todos os membros das associações de Administração do país ficam bravos, pois já perceberam que o modismo agora é chamar administração de gestão. :)

Para sua empresa mostrar credibilidade antes de fechar a primeira visita, a sua marca deve passar a informação que seu cliente quer ler, ou seja, não existe apenas uma resposta certa, mas sim, se faz necessária a sintonia fina entre sua identidade visual e o público-alvo.

Experimente mostrar sua marca para uma pessoa que nunca a viu antes e pergunte o que faz esta empresa. São poucas marcas que conseguem responder isso sem um slogan explicativo. Por exemplo a empresa Gift do Brasil. Quem sabe um pouco de inglês já imagina que ela seja uma empresa de brindes ou presentes, mas na verdade ela é uma indústria de embalagens para escovas de DENTE!

Para compensar esta falta de sintonia, a Gift investiu em design de embalagens e produz produtos muito bem aceitos no mercado, estudando cada nicho e cada ramificação do seu público-alvo, seja por faixa etária, seja por classe.

Junto com sua marca, ou logotipo, logomarca, enfim, como preferir, suas cores, fontes (letras), embalagens, website, impressos, cartão de visita, sua identidade visual completa falará por você e apresentará sua empresa sem que você esteja lá para explicar o porquê da escolha desta ou daquela cor, forma, estilo etc. E é JUSTAMENTE este conjunto de informações que te venderão credibilidade. Isto é o BRANDING.

Quando a marca não é favorecida pela identidade visual, as pessoas também se lembrarão dela, mas não como você gostaria que lembrassem. Isso é o marketing negativo. Deve se tornar a sua obsessão evitar isso a todo custo. E acredite, não precisa gastar muito para fazer um bom marketing, mas até agências grandes com orçamento lá nas nuvens já fizeram marketing negativo para seus clientes. Portanto não é só uma questão de grana.

Portanto fica a dica: Reveja seu material atual, veja o que pode melhorar e, principalmente, veja qual é a característica atual que ele está passando para seus prospects: uma empresa jovem, experiente, séria, robusta, ecossustentável, clássica, moderna, radical, teen, focada em público A, B ou F, e lembre-se, não importa o que você acha das cores e formas, mas sim o que seu cliente interpreta SEM suas justificativas ou explicações.

 

Se preferir, vamos prolongar esse papo via Skype, e te dou algumas dicas para se diferenciar. Sem compromisso, claro: SKYPE = demitrios.souza

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