Descontos pra serviços NUNCA MAIS!

30/11/2016 06:59

Um tema recorrente na minha mentoria para coaches e profissionais intelectuais é a reclamação do cliente que sempre busca descontos. Quero te mostrar aqui e agora, como NUNCA MAIS abaixar seu preço.

Deixa eu te apresentar dois argumentos que acho bem interessantes:

Primeiro: Se você é dono de uma fábrica de chocolates, por exemplo, e um cliente compra apenas uma caixa de bombons, você não dá desconto. Mas se ele compra 500, você pode dar 20% de desconto.

Mas POR QUE você pode dar descontos?

Porque tem da onde tirar, compensar esse desconto, seja na entrega (gasolina ou motorista/frete), seja na embalagem, na conta de luz (sem hora parada de maquinário), no fornecedor de matéria-prima, e por aí vai.
Ou seja, você negocia descontos em diferentes pontos da sua produção e repassa ao seu cliente. Ou ainda, sabendo que esses descontos são possíveis, você inflaciona seu preço (gordura) para, quando o cliente pedir descontos, você já saber quanto e de onde vai tirar para fechar o negócio.

Mas agora, se você é designer e um cliente pede 50% de desconto para criar um banner...

De ONDE você vai tirar “gordura” para compensar esse desconto???

Por acaso você consegue usar METADE da sua bagagem de design para justificar METADE do preço? Você consegue usar metade do seu cérebro pra resolver as questões dele?

Óbvio que não né?

Ou seja, nunca se deve dar descontos para serviços simplesmente porque não tem de onde recompensar essa perda financeira. Isso significa PREJUÍZO para você.

Use esse argumento com QUALQUER cliente e garanto que ele entenderá que seu preço é baseado na sua expertise, no seu treinamento e nos seus anos de bagagem, e sua ética não permite usar de meios escusos para diminuir o tempo ou a qualidade do serviço que você entrega.


SEGUNDO ARGUMENTO:

Você vai chamar seu cliente de TROUXA se der qualquer desconto!!!!!

Por quê? Simples: Significa que 2 minutos atrás, ANTES de dar o desconto, você ofereceu seu serviço MAIS CARO do que ele realmente vale, não é?

Então se o cliente tivesse fechado dois minutinhos atrás, ele teria PAGO MAIS do que o serviço realmente vale.

E se o cliente tiver um pouco mais de raciocínio rápido, ele vai começar a pensar nas seguintes perguntas:

  • Se não tivesse pedido desconto, ele teria me feito de trouxa?
  • Se eu apertar, será que ele me dá MAIS desconto?
  • Quanto realmente VALE o serviço dele?
  • Se eu não estivesse de terno e gravata, ele teria me cobrado menos?

 

Então eu te pergunto, você quer esse tipo de perguntas na cabeça do seu cliente?

Espero ter te dado uma forma eficiente de não dar mais descontos.

De qualquer forma, se você ainda tem prospects PEDINDO descontos, pode ser que você não esteja valorizando o seu serviço o suficiente para ele entender o quanto ele vale. Quer uma dica infalível sobre valorização? Vem bater um papo comigo.

Não se preocupa, não tem lista de emails, gatilho mental ou bônus megasuperincríveis. É só um bate-papo mesmo, via Messenger ou Skype. Quero te dar uma mentoria gratuita. É só se cadastrar logo abaixo e eu te chamo e marco o dia. :)

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