Diferença entre tático e estratégico...

23/09/2015 08:50


Outro dia um cliente meu, coach com muitos anos de estrada, me perguntou como coaches recém-formados estavam conquistando novos coachees e se eu poderia dar algumas dicas mais modernas.

Eu respondi prontamente: - Se eles parassem de misturar o que é estratégia de marketing com tática de marketing, acredito que iriam chegar onde querem bem mais rápido.

- Como assim? Não é tudo a mesma coisa? Papo de marketeiro?

- Eu explico: Estratégia é o conjunto de detalhes do seu produto ou serviço, que será evidenciado para apresentar sua empresa como algo único do mercado, diferenciado da concorrência.

Tática é a forma como você apresentará estes detalhes ao mercado.

Hoje em dia, a grande maioria dos cursos disponíveis aos coaches ensinam diferentes táticas de como atrair a atenção os possíveis futuros clientes (prospects) com gatilhos mentais e iscas digitais, páginas de captura, landing pages, infoprodutos, produtos escaláveis e venda recorrente.

Tudo isso são táticas, instrumentos, formas de angariar novos clientes.

Qual é a consequência disso: Milhares de coaches usando as MESMAS táticas e inundando o mercado com webinários, hangouts, seminários, vídeos, e-books, e muito mais, para conseguir vender cursos e atendimentos de coaching. Isso fez com que a qualidade dos produtos e a repetição da mensagem criassem um mercado viciado em brindes e “freemiuns”.

Infelizmente o mercado está saturando muito rápido, e webinários que dois anos atrás atraíam cerca de 1200 pessoas, hoje não passam de 300. Inclusive sites que hospedam webinários já criaram dispositivos falsos que mentem dizendo que a sala está quase cheia, com 5000 inscritos, quando na verdade não passaram de 200. Preste atenção no próximo webinário que você participar, como o número de inscritos fica variando em 5000, mas a sala NUNCA enche.

E o pior, a audiência não caiu porque a qualidade ficou pior, mas sim porque a quantidade de eventos multiplicou-se ao ponto de atrair as mesmas pessoas, e elas precisam escolher qual evento assistir por coincidir os horários.

Então fica a grande pergunta: Como criar um diferencial competitivo se todos os meios digitais de divulgação estão saturados?

A resposta está na estratégia:

• O que você faz de DIFERENTE dos outros 70.000 coaches formados no último ano no Brasil?

• Por que eu devo ler o seu e-book e não outro?

• Por que eu devo te ligar depois de ler seu e-book?

• O que a sua palestra gratuita tem de concreto? Ou são só mais “degustações” para me empurrar seu “produto” principal?

• Por que eu devo fazer sessões de coaching com você?

Ou seja, a forma com que você se apresenta, desde a sua identidade visual até seu argumento de venda e seu nicho, ou multinichos, precisa ser bem pensado ANTES de sair divulgando.

ANTES... ANTES!!!!

O estratégico precisa vir antes do tático. A tangibilização de seus serviços precisa ser corroborada pela sua identidade visual, pela sua visibilidade no mercado e pelo seu diferencial competitivo.

Domine seu planejamento estratégico em marketing e a concorrência se tornará obsoleta.

 

Se quiser, vamos prolongar esse papo via Skype, e te dou algumas dicas para alavancar suas vendas, sem compromisso: SKYPE = demitrios.souza 

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E como eu sempre digo, não se preocupe, não tem "gatilho da escassez", questionário, entrevista, vídeo promocional, ebook gratuito ou 14 super mega blaster bônus... Não quero te empurrar nada, nem te convencer a me contratar com um "preço imperdível apenas para os 99 primeiros coaches".

É só um bate-papo mesmo, sem compromisso. Eu sempre deixo uma parte da agenda para atender coaches de forma "pro bono", mesmo eu não sendo coach, mas sim um publicitário com 25 anos de bagagem em vendas, que quer te ajudar a vender mais e se diferenciar desse mar de 70 mil coaches formados...

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