Elimine o “branco” da sua próxima apresentação.

11/09/2015 07:03

Com certeza, se você já palestrou, já passou por um momento de ammmm, éeeee, assim..., alguém tem alguma pergunta até agora? Hummmm...

Depois bate a insegurança de saber se a plateia percebeu, se irão criticar, se atrapalhou o entendimento, e por aí vai. E pior, na sua próxima palestra, o medo de que isso se repita apenas te deixa mais receoso, não é?

Uma dica que caiu em desuso sabe-se lá porque tirou o sentido do que antes era chamado de material de apoio: O seu PPT. Seus slides. Powerpoint. Prezi.

O PPT é feito pra você, não pra plateia. Mas não para você escrever todo o texto e ler na palestra (pelamordedeus, nunca faça isso), mas sim, pra você guiar o seu pensamento, o seu raciocínio, através de imagens e anotações pontuais.

Por exemplo: Se você vai falar de liderança, coloque uma leoa no PPT. Você pensou leão, né? Pois é. O leão é quem manda, mas quem faz todo o trabalho é a leoa. Ele é um chefe, não um líder. Ele não mostra como faz, ele manda fazer. Ele quase nunca caça, e quando caça, não reparte a comida. Ele muitas vezes rouba a caça das hienas, para não ter trabalho. (Inclusive é um ótimo gancho para falar sobre a qualidade da mulher na liderança, leia mais sobre a leoa e seu método de caça em grupo).

Esse fato fora do comum e até um pouco engraçado (o leão fez a fama em cima da alcateia), fará você lembrar-se do texto de forma muito mais eloquente do que simplesmente colocar um leão no PPT, que provavelmente você já viu essa mesma referência em milhares de apresentações, textos e postagens...

Ou seja, insira imagens que te deem um “click”. Que faça você pensar.  Isso é bom pra você por dois motivos:

1.       Você se lembrará do porque escolheu a imagem instantaneamente, e mesmo se o seu texto decorado não vier de imediato, o tema já memorizado te dará confiança para improvisar.

2.       A plateia só pegará o sentido da imagem depois da sua explicação, ou seja, eles se sentem OBRIGADOS a prestar atenção em você, porque a imagem por si só não explica nada. Pelo contrário, ela gera curiosidade: Como assim ele escreveu LIDERANÇA e a foto não é um leão? É melhor eu escutar o que ele tem pra explicar... Percebeu como, neste artigo, você só entendeu a minha escolha de ter usado uma leoa na foto depois do quinto parágrafo? Percebeu também que você parou de ler para contar os parágrafos? :)

Depois de fazer a mesma palestra diversas vezes, ou ensaiá-la a exaustão, como eu faço, você nem precisará olhar para a tela, pois se lembrará da sequência de imagens, passando segurança à plateia e tirando de vez o “branco” do seu dicionário de medos.

Boa sorte na sua próxima apresentação.

Contato

Ganhe uma Mentoria GRÁTIS: Entre em contato e faça uma sessão gratuita de mentoria de vendas e marketing estratégico, para aumentar seu preço de venda e tornar a concorrência irrelevante. Tel: 41 3285-8130
WhatsApp: 41 99815-2744
SKYPE: demitrios.souza
falecom@demitrios.com.br