Pra que NICHO?

13/11/2017 11:07

Muitas pessoas me dizem que algumas escolas não gostam de usar nichos para coaching. Vamos começar a semana esclarecendo uma coisa:

Nicho, ou o termo correto, segmentação de mercado, tem absolutamente NADA a ver com coaching!

Quer outra afirmação bombástica: TUDO é life coaching!

 

Vamos por partes: Segmentar um público-alvo serve para esse público entender o valor que você está cobrando e entender que vale a pena investir em você.

 

Percebe que estou falando de DINHEIRO. Percepção de valor. Ou seja, isso é MARKETING, não é coaching. Nessa etapa, não estou preocupado com a minha ESPECIALIZAÇÃO, com o que o cliente vai receber dentro do processo de coaching, estou apenas focando em como chamar a atenção dele. Fazer ele entender as soluções que estou oferecendo pra ele e quanto isso vale. Nicho tem a ver com valor. Valor esse que será percebido pelo público escolhido através da sua narrativa, do tipo de atendimento, da forma de abordar, do rapport que você gerar com esse público.

Portanto, as escolas estão certas quando afirmam que coaching não tem a ver com nicho, o que nos leva para a segunda afirmação.

Se alguém quer emagrecer, o coach vai descobrir o que faz ele não ser disciplinado, não é? Ou seja, vai atacar seus sabotadores e mudar suas crenças, ou seja, virou life coaching.

Se alguém tá mal com a equipe no trabalho, o coach vai descobrir seu perfil de liderança, sua comunicação e seu rapport, e vai acabar trabalhando no seu perfil, no seu mindset e suas crenças, ou seja, virou life coaching de novo...

Se alguém tá mal no relacionamento, o coach vai analisar sua autoestima, seu empoderamento, os conceitos predefinidos na sua infência e adolescência, e vai acabar trabalhando seus sabotadores, suas crenças e sua autoimagem, ou seja (adivinhem) virou life coaching...

Isso é o que as escolas querem dizer com falta de nicho. As pessoas confundem nicho com especialização, e nem perceberam que tudo volta pro life coaching!

Amigo, você sempre será LIFE coach, não interessa sua especialização.

Quando você pensa em nicho, está pensando na divulgação e no posicionamento de marca da sua empresa no mercado. Isso é marketing puro. E acredite, você é um empreendedor, e precisa se preocupar com o sucesso do seu negócio. Portanto defina seu posicionamento, sua diferenciação e sua especialização, para conseguir se destacar desse mar de mais de 80 mil coaches formados, e verá seu negócio crescer. 

Caso tenha alguma dificuldade em definir seu melhor e mais lucrativo nicho, se cadastre abaixo e faça uma mentoria gratuita, ok?

Vamos falar sobre Nicho?

Contato

Ganhe uma Mentoria GRÁTIS: Entre em contato e faça uma sessão gratuita de mentoria de vendas e marketing estratégico, para aumentar seu preço de venda e tornar a concorrência irrelevante. Tel: 41 3285-8130
WhatsApp: 41 99815-2744
SKYPE: demitrios.souza
falecom@demitrios.com.br