Quem inventou essa M***A #2

14/10/2015 05:45

Recebi ontem uma postagem no facebook que dizia:

Lancei meu primeiro ebook. Não ficou lá essas coisas, mas como disseram lá onde eu me formei coach:

Feito é melhor que perfeito!

Eu queria BATER no anta que trouxe esse ditado para o mundo do coaching. Essa pessoa é a responsável pelo nível medíocre que se encontram os e-books que inundam o mercado de infoprodutos, iscas digitais e afins, que os coaches tanto adoram usar para aumentar suas carteiras de leads.

Textos escritos sem revisão, argumentos confusos, textos repetidos, pontos de vista rasos, enfim, uma infinidade de materiais que não agregam valor, mas servem para se divulgar.

O que não entenderam é que isso gerou uma saturação muito rápida do mercado, e mesmo pessoas que se inscrevem para receber os infoprodutos já sabem que serão inundadas com spam então criam contas no gmail, hotmail e afins para poder receber estes materiais e depois nunca mais usarem os emails.

A frase é muito boa, o conceito de não se prender à perfeição é ótimo, e muitos profissionais que ficam presos a ideias por semanas precisam ter essa frase escrita em suas testas para entender que a perfeição não existe, pois é impossível agradar a todos.

Mas nesse caso ela está sendo usada como desculpa para lançar ideias e produtos ridiculamente mal escritos, sem revisão alguma, com erros de português infantis, imagens embaçadas de baixa resolução, tiradas do Google e jogadas no Powerpoint para criar um ebook em minutos.

O resultado disso é um coach que riem pelas costas, maldizem seu trabalho e usam como referência do que NÃO ser feito na criação de um e-book. Mas esse não é o pior. O pior é que, quando o funil de vendas funciona (as pessoas se cadastram ANTES de ler) e os seus emails marketing são enviados para mil pessoas e UMA compra a ideia, ele se ilude dizendo que o material funcionou, e lá vai o coach fazer seu segundo e-book, talvez pior que o primeiro.

Daí você me diz: Não sou designer! Não sou editor de jornal, não sou obrigado a saber de tudo.

Concordo PLENAMENTE! Por isso, ao invés de parecer que estou vendendo os serviços da minha agência, eu vou te dar um passo a passo para você mesmo criar seu e-book, ok?

1 – Escreva no Word. Use o corretor, não ignore palavras sublinhadas de vermelho! Escreva sobre algo que tenha menos chance de ser encontrado. Vai falar de carreira? Fale das dificuldades de um engenheiro (micronicho). Vai falar de emagrecimento? Fale da diminuição do metabolismo ao pular refeições (detalhe do detalhe). E por aí vai.

2 – Dê para alguém ler. Eu sugiro duas pessoas: Uma pessoa do sexo oposto (linha de raciocínio diferente) e uma criança de 12 anos (nível de entendimento diferente). A linha de raciocínio do texto precisa ser facilmente absorvido e sua narrativa precisa ser simples, mas não simplória. 

3 – Essa dica é preciosa: Procure uma foto no Google Imagens > Ferramentas de Pesquisa > Tamanho > GRANDE. Isso te dará imagens do tamanho que ficam ótimas no PPT ( mas depois de inserir, veja se ficou embaçado e escolha outra se precisar).

4 – Pegue outros ebooks para servir de referência na hora de diagramar. Não sabe fazer? COPIE!  Claro que não é pra copiar o texto ou a foto do ebook, mas copiar a disposição das imagens e textos te dará um guia para entender um pouco sobre equilíbrio, descanso dos olhos, uso do branco, e por aí vai.

5 – Entregue primeiro para um pequeno círculo CONFIÁVEL de pessoas. Pessoas que só sabem dar elogios vazios não são confiáveis. Quer saber a que pessoas entregar? Leia esse artigo: https://www.demitrios.com.br/news/quem-e-seu-amigo-de-verdade/

Pronto, isso já é o suficiente para você começar a criar, sem lançar m***a ao mercado.

Quero propor aqui uma mudança no seu jeito de pensar sem precisar mudar muito a frase:

BEM feito é melhor que perfeito.

Assim você saberá fazer bem feito sem buscar a perfeição e demorar 3 meses para algo que terminaria em uma semana.

Lembrando que isso não vale só pra ebooks, e não vale só para o coaching. Seus vídeos, seus projetos, sua vida pessoal, sua limpeza da casa, tudo pode ser bem feito sem ser perfeito. Diga não à mediocridade. Diga não ao perfeccionismo.

Boa sorte e até a próxima.

Contato

Ganhe uma Mentoria GRÁTIS: Entre em contato e faça uma sessão gratuita de mentoria de vendas e marketing estratégico, para aumentar seu preço de venda e tornar a concorrência irrelevante. Tel: 41 3285-8130
WhatsApp: 41 99815-2744
SKYPE: demitrios.souza
falecom@demitrios.com.br