Quer manter seu emprego? Tem certeza?

15/04/2016 08:17

Então PARE de puxar o saco!

Um bom relacionamento com o chefe torna sua vida profissional mais serena, fomenta mais oportunidades e abre portas para o futuro. Puxar o saco do patrão é a maneira mais rápida para a mediocridade. E você pode estar fazendo isso SEM QUERER!

Além de melhorar sua convivência dentro da empresa, este relacionamento normalmente se reflete na carta de recomendação para o seu próximo emprego, portanto dê mais atenção à sua convivência com seu patrão e terá sempre um aliado.

Algumas dicas para te ajudar no processo:

·         Ele não é seu amigo: Não importa se você sai com ele após o expediente, almoça na casa dele ou conhece seus filhos. A única forma de ele ser seu amigo é se você já era amigo dele antes da relação chefe-empregado.

·         Vista os sapatos dele: Imagine-se como sendo o patrão dele. Esta é a forma mais rápida de entender o limite de intimidade, o respeito que você precisa passar pelo tom de voz, a apresentação de argumentos contra alguma ideia ou sugestão, na cooperação, enfim, fica mais fácil avaliar sua postura quando você inverte os papéis e avalia se você gostaria que seu empregado falasse com você de tal forma.

·         Postura: Seu comportamento dentro da empresa reflete a gestão do seu chefe. Para melhorar o relacionamento com seu chefe você precisa mostrar a ele que você escuta suas ordens e sugestões, e isso se reflete nos outros departamentos da empresa. Pense como quando você era uma criança, e outros adultos diriam a sua mãe: Que lindinho seu filho, parabéns pela educação. Normalmente este elogio era feito longe de você, e a mesma coisa acontecerá no ambiente de trabalho, ou seja, outros gerentes e diretores irão conversar com seu chefe sobre sua postura ou conduta em certa ocasião.

·         Não se faça de bobo: Fazer tudo que o chefe quer, como quebra-galhos fora da empresa, por exemplo, é uma tarefa claramente fora do seu escopo de trabalho, e você não é obrigado a fazê-lo. Imponha limites, de forma cordial, o quanto antes, para que um “favorzinho” hoje não se torne uma obrigação amanhã, como levar o cachorro dele para passear! O mais importante é que esta postura não é levada em consideração na hora de escrever uma carta de recomendação para outra empresa ou para uma promoção, então você será visto apenas como mais um “puxa-saco”.

·         Descubra o perfil do chefe o quanto antes e aplique o rapport: Rapport é uma técnica de espelhamento, usada para que o interlocutor se sinta mais confiante ao falar com você. Isso vale também a longo prazo. Acostume-se a falar com seu chefe num tom de voz similar, use o vocabulário dele, entenda seu ponto de vista, reveja seus argumentos, enfim, estude seu chefe e respeite o perfil dele, e ele enxergará em você um aliado ou até um sucessor.

·         Bom senso: Fale quando te derem a palavra. Escute mais do que fale. Fale em tom sereno. Nunca se exacerbe. Não aceite gritos e xingamentos, saia de cena com uma frase do tipo: Se o senhor não se importar, gostaria de retomar esta conversa com os ânimos menos exaltados. Vou procurar respostas e soluções para este problema imediatamente, e voltarei o quanto antes, ok?

·         Seja discreto: Toda vez que tiver uma ideia, sugestão ou crítica, marque um horário em particular com seu chefe para debater e apresentar suas ideias, isso fará com que ele veja que você respeita as ideias dele o suficiente para não tornar o debate um espetáculo na empresa.

Lembre-se, o mais importante é você entender a postura do chefe e agir de acordo, mas sem bajulação e com muito respeito. Se você realmente vê que esta relação não terá sucesso, saia da empresa. Isso mesmo, peça demissão! Este emprego será refletido nos próximos, e uma relação ruim pode manchar sua reputação por muito tempo.

Boa sorte.

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