Vender Cerveja e Coaching, tudo a ver?

25/04/2016 11:36

Saiu no jornal na quinta-feira passada, uma matéria bem interessante sobre a queda na produção da cerveja tradicional (Brahma, Skol, Schin etc.) caiu 18% em março de 2016, comparado ao mesmo período do ano passado. Já a produção de cervejas Premium (Stela, Budweiser etc) SUBIU 5%! Estes números são da AMBEV, detentora de quase 70% do mercado nacional.

Um estudo destes números aponta que o consumidor de maior poder aquisitivo tende a manter seus pequenos luxos para superar emocionalmente a crise, abrindo mão de produtos básicos, principalmente passando para marcas mais baratas. Trocam a marca do amaciante, mas não da cerveja.

E onde entra isso para o mundo do COACHING?

Simples: Clientes com maior poder aquisitivo compram baseados na qualidade do produto ou serviço, então seu produto precisa sair do lugar comum, precisa ser superior.

Então a pergunta que não quer calar: Você como coach, é “tradicional” ou “Premium”?

Se o mercado te vê como apenas mais um dos milhares de coaches formados, que atendem “de tudo” e ajudam “todo mundo” a encontrar seu caminho, rever seus objetivos, criar novas metas, perder peso ou melhorar sua carreira, acredite, você é TRADICIONAL. Você atende as mesmas personas, oferece os mesmos serviços, dá as mesmas soluções, e obtém os mesmos resultados que os outros 55.000 coaches formados que estão inundando o mercado com e-books, listas de emails, sites de captura e e-mail marketing similares.

Ou seja, paralelamente falando, você está dentro dos números de queda de 18% nas vendas de cerveja do início desse artigo.

 

Onde as “Premium” e as artesanais acertaram? DIFERENCIAÇÃO DE MERCADO!

As cervejas Premium usam propaganda com uma narrativa diferenciada. As artesanais apostam no paladar refinado, na nota mais suave ou marcante, na INDIVIDUALIZAÇÂO do corpo e do aroma da sua cerveja. Com isso elas abocanham uma fatia bem menor do mercado, mas é um público mais fiel, um público com maior poder aquisitivo para pagar R$ 18 numa Lager importada, e que abrem mão de outros “luxos” para manter esse mimo.

E COMO O COACH FARIA ISSO? Procure um público mais refinado.

Refinar tem 3 sentidos: Tornar mais específico (busca do Google); tornar mais elegante (cerveja); tornar mais puro (açúcar).

O que o coach precisa buscar é tornar o serviço dele uma solução para uma quantidade menor e mais seleta de clientes. Oferecer soluções para um público mais específico, mais refinado.

Por exemplo, quando o coach fala: “Levo você do ponto A ao ponto B”, ele está falando a mesma coisa que 95% dos coaches no mercado, tornando a escolha uma questão de preço. Mas se ele falar: “Ajudo você, empreendedor, a enxergar seus pontos fortes e guiar você na busca do aprimoramento dos seus pontos de melhoria”, não é todo mundo que vai procurá-lo (nem todos são empreendedores), mas quem for procurar já não se preocupa tanto com preço, mas sim com resultado.

Agora imagina se você, coach, for um psicólogo com empresa aberta e usasse esse argumento: “Você empreendedor, abriu seu negócio no ramo de serviços e está encontrando dificuldades por perceber que ser um dono requer muito mais do que ser um profissional? Eu posso ajudá-lo a aprimorar seu lado empreendedor, justamente por eu mesmo ter passado pela transição profissional liberal – dono de empresa”.  Agora somente quem está no mesmo cenário que o seu te procurará, mas ele pagará por perceber que SUA BAGAGEM ensinará a ele muito mais do que apenas ferramentas de coaching (que qualquer coach pode aplicar).

Ou seja, refine seu nicho e venda MAIS CARO seus serviços de coaching, para um público mais seleto e aberto a entender o VALOR DO SEU PREÇO.

Boa sorte e ótimas vendas.

 

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