Vender é igual paquerar, precisa de tática e estratégia!

19/06/2016 11:15


Imagine que você está num bar, solteiro, com mais dois amigos, e vê três mulheres olhando na direção da sua mesa...

Seu amigo mais corajoso levanta, aborda as meninas, e 15 segundos depois volta com cara de poucos amigos, e os três vão embora sozinhos pra casa.

O que será que aconteceu?

Antes de sair de casa, você deveria ter pensado na tática e na estratégia que usaria para abordar alguma menina, pois “no susto” sempre terá alguma coisa que não a convencerá de que vale a pena te conhecer.

Mas qual é a diferença entre tática e estratégia?

Simples. Táticas são os recursos que você vai utilizar para ajudar na comunicação, enquanto estratégia é o conteúdo da comunicação. Mantendo o exemplo do bar, o que ele deveria ter preparado?

Tático – Roupa adequada ao ambiente, cabelo, perfume, Listerine...

Estratégico – Palavras, gestos, olhares, postura...

Em vendas, táticas são os meios de divulgação da sua mensagem, enquanto estratégia é A MENSAGEM em si.

Por exemplo, se eu for vender morangos, posso usar táticas de divulgação como cartazes, vídeos, blogs e mídias sociais (e provavelmente sua concorrência também vai usar os mesmos meios), mas a estratégia é o argumento que vai me diferenciar da concorrência.

Veja por exemplo, 3 nichos:

Estratégia 1 – Nicho “pessoas saudáveis”: Aproveite, porque é época dessa fruta vermelhinha. Rica em vitamina C, ela fortalece as defesas do organismo, ajuda na cicatrização e evita o envelhecimento precoce, além de pouquíssimas calorias!

Estratégia 2 – Nicho “chefs e cozinheiros”: As propriedades do morango o tornam uma fruta multi0uso. Pelo seu sabor ácido e pouco doce, você pode utilizá-la tanto num peixe com alcaparras quanto numa salada com almeirão e rúcula. Então aproveite e surpreenda seu paladar, da sua família ou do seu restaurante com um toque refinado de sabor.

Estratégia 3 – Nicho “3ª idade”: Sabia que as antocianinas do morango ajudam a neutralizar os radicais livres? Com isso você terá uma ótima aliada para o coração, a pele e o cérebro!

Perceba que, tanto eu quanto todos os meus concorrentes que plantam morangos podem postar no FACEBOOK (imitar minha tática), mas nem todos usarão os mesmos argumentos de venda (estratégia)?

O pulo do gato é você rever sua estratégia. Argumente melhor, foque no seu nicho, e garanto que suas vendas aumentarão IMEDIATAMENTE!

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