Você quer engajar ou motivar sua equipe?

14/07/2016 11:50

Quer motivar? Simples: Use o humor, como em palestras e shows de mágica, faça eventos, palestras sobre energia ou motivação, jantares, coffee breaks, happy hours, alugue um hotel fazenda, faça arvorismo, rafting, enfim, seja criativo e coloque mais energia na galera.

Mas isso é BEM diferente de engajar.

Motivar é levantar o ânimo, tirar o stress, aliviar a pressão, criar novas relações interpessoais na equipe. É dar mais pique para o colaborador terminar o mês sem querer bater no colega ou no chefe. 

Motivar não é fazer com que cada funcionário “vista a camisa”. Isso é engajar.

Para engajar é preciso pensar na estrutura da empresa, não do colaborador.

Engajamento requer 3 pilares:

1º - Esclarecer a orientação estratégica da empresa:

O colaborador precisa se sentir NECESSÁRIO. Sua função precisa ter significado. Sua bagagem profissional precisa ter sentido para a visão estratégica da empresa. Ele tem que fazer a diferença.

2º - Incorporação de valores:

O que a empresa espera do novo contratado? O que ela busca? Qual é a forma que ela valoriza o que ela almeja.

Por exemplo, se ela alega que procura sempre valorizar os que mais se empenham (meritocracia), então se uma vaga para promoção aparecer, o melhor da equipe receberá a promoção, certo? Mas se quem ganhar for o puxa saco do chefe ou o sobrinho do dono, é óbvio que o que a empresa prega não é o que ela aplicar verdadeiramente. Então como se sentir engajado em um ambiente assim? Adianta dar palestra motivacional? Claro que não, né?

3º - Capacitação:

Essa empresa me dá abertura para me capacitar? Ela investe no meu conhecimento?

Perceba que isso não se aplica somente a fomentar meus estudos, mas sim numa visão de rotina.

Por exemplo, eu trabalho todo dia para apagar incêndios? Eu tenho conhecimento da rotina de outros setores? Eu APRENDO com outros funcionários?

Concluindo. Avalie com calma em qual situação sua empresa se encontra: Falta de motivação ou de engajamento, pra somente depois contratar a melhor solução, senão é dinheiro jogado fora!

Boa sorte e boas vendas.

Contato

Ganhe uma Mentoria GRÁTIS: Entre em contato e faça uma sessão gratuita de mentoria de vendas e marketing estratégico, para aumentar seu preço de venda e tornar a concorrência irrelevante. Tel: 41 3285-8130
WhatsApp: 41 99815-2744
SKYPE: demitrios.souza
falecom@demitrios.com.br